Bem-vindos a LORIGA / Welcome to LORIGA

LORIGA_facebook 5eLORIGA_facebook 5d
Lorica.Loriga.internet 01Lorica.Loriga.internet



Loriga is an ancient, beautiful and historic small portuguese town, located in the Serra da

Estrela mountains.
Known as Lobriga by the Lusitanians and Lorica by the Romans, it is more than 2600

years old.
Notable people from Loriga include Viriathus ( known as Viriato in Portuguese ), a famous

Lusitanian leader
and portuguese national hero.
Loriga as enormous touristics potentialities and they are the only ski resort and ski trails

existing in Portugal
( Loriga is the Lusian Capital and the capital of the snow in Portugal ).

Bandeiras de Porugal e de Loriga 01

Loriga is a small town in Portugal located in Guarda District.
Loriga is 20 km away from the village of Seia, 40 km away from Viseu, 80 km away
from Guarda and 320 km from Lisbon. It is nestled in the Serra da Estrela
mountain range. The population is 1,367 (2005 estimate).
It is known as the “Portuguese Switzerland” due to its landscape: a small town
surrounded by mountains.
Known to be settled by the Lusitanians, the town is more than 2600 years old and
was part of the Roman province of Lusitania. It was known as Lobriga by the
Lusitanians and Lorica by the Romans.
Loriga became a textile manufacturing center in the begin-19th century. While that
industry has since dissipated, today the town attracts a sizable tourist trade
due to its picturesque scenery and vicinity to the Vodafone Ski Resort, the only
ski center in Portugal, totally inside the town limits.

Guerreiros LusitanosLORIGA_o12

  • Coordinates: 40°19′13.69″N 7°39′58.15″W / 40.3204694°N 7.6661528°W /
    40.3204694; -7.6661528
  • Civil Parish (Vila) / Vila – Small town in portuguese
  • The valley parish of Loriga in the shadow of the Serra da Estrela /
    Official name: Vila de Loriga
  • Country – Portugal
  • Region – Centro, Beira Interior, Portugal
  • Subregion – Loriga – Serra da Estrela
  • District – Guarda
  • Municipality – Seia
  • Localities – Fontão, Loriga
  • Landmark – Torre (Serra da Estrela)
  • Rivers – Ribeira de São Bento, Ribeira de Loriga
  • Center Loriga
    – elevation 1,293 m (4,242 ft)
    – coordinates 40°19′13.69″N 7°39′58.15″W / 40.3204694°N 7.6661528°W /
    40.3204694; -7.6661528
  • Length 4.21 km (3 mi), Northwest-Southeast
    Width 13.78 km (9 mi), Southwest-Northeast
  • Area 36.25 km² (14 sq mi)
  • Population 1,367 (2005) /
    Density 37.71 / km² (98 / sq mi)
  • LAU – Vila/Junta Freguesia
    – location – Largo da Fonte do Mouro, Loriga
  • Timezone – WET (UTC0)
    – summer (DST)WEST (UTC+1)
  • ISO 3166-2 codePT-
    Postal Zone – 6270-073 Loriga
    Area Code & Prefix(+351) 238 XXX XXX
  • Demonym – Loriguense or Loricense
  • Patron Saint – Santa Maria Maior
  • Parish Address – Largo da Fonte do Mouro, 1019
    6270-073 Loriga

( Statistics from INE (2001); geographic detail from Instituto Geográfico
Português (2010) )

Guerreiro Lusitano

Loriga (Portuguese pronunciation: ([loriga]) is a small town (Portuguese:
vila) in south-central part of the municipality of Seia, in central
Portugal. Part of the district of Guarda, it is 20 km away from the city of
Seia, 40 km away from Viseu, 80 km away from Guarda and 320 km from Lisbon,
nestled in the Serra da Estrela mountain range. In 2005, estimates have the
resident population at about 1367 inhabitants, in an area of 36.25 km² that
includes the two localities/villages of Loriga and Fontão.

Legionário romano com Lorica segmentada


Loriga was
founded originally along a column between ravines where today the historic
centre exists. The site was ostensibly selected more than 2600 years ago, owing
to its defensibility, the abundance of potable water and pasturelands, and
lowlands that provided conditions to practice both hunting and

When the Romans arrived in the region, the settlement was concentrated into two
areas. The larger, older and principal agglomeration was situated in the area of
the main church and Rua de Viriato, fortified with a wall and palisade. The
second group, in the Bairro de São Ginês, were some small homes constructed on
the rocky promintory, which were later appropriated by the Visigoths in order to
construct a chapel. The 1st century Roman road and two bridges (the second
was destroyed in the 17th century after flooding) connected the outpost of
Lorica to the rest of their Lusitanian province. The barrio of São Ginês (São
Gens), a local ex-libris, is the location of the chapel of Nossa Senhora do
Carmo, an ancient Visigothic chapel. São Gens, a Celtic saint, martyred in Arles
on Gália, during the reign of Emperor Diocletian, and over time the locals began
to refer to this saint as São Ginês, due to its easy of pronunciation.

Lorica_segmentada 1

Middle Ages

Loriga was the municipal seat since the 12th century,
receiving forals in 1136 (João Rhânia, master of the Terras de Loriga for over
two decades, during the reign of Afonso Henriques), 1249 (during the reign of
Afonso III), 1474 (under King Afonso V) and finally in 1514 (by King Manuel

Loriga was an ecclesiastical parish of the vicarage of the Royal Padroado and
its Matriz Church was ordered constructed in 1233, by King Sancho II. This
church, was to the invokation of Santa Maria Maior, and constructed over the
ancient small Visigothic chapel (there is a lateral block with Visigoth
inscriptions visible). Constructed in the Romanesque-style it consists of a
three-nave building, with hints of the Sé Velha of Coimbra. This structure was
destroyed during the 1755 earthquake, and only portions of the lateral walls
were preserved.

The 1755 earthquake resulted in significant damage to the village
of Loriga, destroying homes and the parcochial residence, in addition to
opening-up cracks and faults in the village’s larger buildings, such as the
historic municipal council hall (constructed in the 13th century). An
emissary of the Marquess of Pombal actually visited Loriga to evaluate the
damage (something that did not happen in other mountainous parishes, even
Covilhã) and provide support.

The residents of Loriga supported the Absolutionist forces of the Infante Miguel
of Portugal against the Liberals, during the Portuguese Liberal Wars, which
resulted in Loriga being abandoned politically after Miguel’s explusion by his
brother King Peter. In 1855, as a consequence of its support, it was stripped
of municipal status during the municipal reforms of the 19th century. At the
time of its municipal demise (October 1855), the municipality of Loriga included
the parishes of Alvoco da Serra, Cabeça, Sazes da Beira, Teixeira, Valezim and
Vide, as well as thirty other disincorporated villages.

Loriga was an industrial centre for textile manufacturing during the 19th
century. It was one of the few industrialized centres in the Beira Interior
region, even supplanting Seia until the middle of the 20th century. Only
Covilhã out-preformed Loriga in terms of businesses operating from its lands;
companies such as Regato, Redondinha, Fonte dos Amores, Tapadas, Fândega, Leitão
& Irmãos, Augusto Luís Mendes, Lamas, Nunes Brito, Moura Cabral and Lorimalhas,
among others. The main roadway in Loriga, Avenida Augusto Luís Mendes, is
named for one of the villages most illustrious industrialists. The wool industry
started to decline during the last decades of the 20th century, a factor that
aggravated and accelerated the decline of the region.


locally as the “Portuguese Switzerland” due to its landscape that includes a
principal settlement nestled in the mountains of the Serra da Estrela Natural
Park. It is located in the south-central part of the municipality of Seia,
along the southeast part of the Serra, between several ravines, but specifically
the Ribeira de São Bento and Ribeira de Loriga; it is 20 kilometres from
Seia, 80 kilometres from Guarda and 300 kilometres from the national capital
(Lisbon). A main small town is accessible by the national roadway E.N. 231, that
connects directly to the region of the Serra da Estrela by way of E.N.338 (which
was completed in 2006), or through the E.N.339, a 9.2 kilometre access that
transits some of the main elevations (960 metres near Portela do Arão or Portela
de Loriga, and 1650 metres around the Lagoa Comprida).

The region is carved by U-shaped glacial valleys, modelled by the movement of
ancient glaciers. The main valley, Vale de Loriga was carved by longitudanal
abrasion that also created rounded pockets, where the glacial resistance was
minor. Starting at an altitude of 1991 metres along the Serra da Estrela the
valley descends abruptly until 290 metres above sea level (around Vide), passing
villages such as Cabeça, Casal do Rei and Muro. The central town, Loriga, is
seven kilometres from Torre (the highest point), but the parish is sculpted by
cliffs, alluvial plains and glacial lakes deposited during millennia of glacial
erosion, and surrounded by rare ancient forest that surrounded the lateral
flanks of these glaciers.


Textiles are the principal
local export; Loriga was a hub the textile and wool industries during the
mid-19th century, in addition to being subsistence agriculture responsible for
the cultivation of corn. The Loriguense economy is based on metallurgical
industries, bread-making, commercial shops, restaurants and agricultural support

While that textile industry has since dissipated, the town began to attract a
tourist trade due to its proximity to the Serra da Estrela and Vodafone Ski
Resort (the only ski center in Portugal), which was constructed within the
parish limits.

  • [ By António Conde ]

LORIGA 133 webLORIGA 134 web



  • 40º 19′ N 7º 41’O
  • Gentílico – Loricense ou loriguense
  • Área – 36,52 km²
  • Densidade – 37,51 hab./km² (2005)
  • Orago – Santa Maria Maior
  • Código postal – 6270
  • Apelidada de “Suíça Portuguesa”, é a vila mais
    alta de Portugal.

Loriga é uma vila e freguesia portuguesa do distrito da Guarda. Tem
36,52 km² de área, e densidade populacional de 37,51 hab/km² (2005). Tem
uma povoação anexa, o Fontão.

Loriga encontra-se a 80km da Guarda e 300km de Lisboa. A vila é
directamente acessível
pela EN 231, e indirectamente pela EN338, e tem acesso directo à Torre,
pela referida EN338,estrada concluída em 2006, seguindo um traçado
pré-existente e pré-projectado há mais de quarenta anos,com um percurso
de 9,2 km de paisagens deslumbrantes, entre as cotas 960m
(Portela de Loriga,também conhecida por Portela do Arão) e 1650m, acima
da Lagoa Comprida.

É conhecida há décadas como a “Suíça Portuguesa” devido à sua
extraordinária localização geográfica. Está situada a cerca de 770m de
altitude,na sua parte urbana mais baixa, rodeada
por montanhas, das quais se destacam a Penha dos Abutres (1828m de
altitude) e a Penha do Gato (1771m),e é abraçada por dois cursos de
água: a Ribeira de Loriga e a Ribeira de S.Bento, que se unem depois da
E.T.A.R. para formarem um dos maiores afluentes do Rio Alva.A montante
da vila, a Ribeira de Loriga recebe também o Ribeiro da Nave, um
afluente que tem um curso extraordinário e passa por uma das zonas mais
belas do Vale de Loriga, incluíndo os famosos Bicarões, cascatas a alta
altitude junto das
quais se encontra uma conhecida quinta.

A vila está dotada de uma ampla gama de infrastrutras físicas e
culturais,que abrangem todas as àreas e todos os grupos etários, das
quais se destacam, por exemplo, o Grupo
Desportivo Loriguense, fundado em 1934, a Sociedade Recreativa e Musical
fundada em 1905, os Bombeiros Voluntários de
Loriga, criados em 1982, cujos serviços se desenvolvem na àrea
equivalente ao antigo concelho de Loriga, a Casa de Repouso Nª. Srª. da
Guia, uma das últimas obras sociais de relevo, e a Escola C+S Dr. Reis

Ao longo do ano celebram-se de maneira especial o Natal, a Páscoa (com a
Amenta das Almas) e festas em honra de Sto. António (durante o mês
Junho) e S. Sebastião (durante o mês de Julho), com as respectivas
mordomias e procissões. Porém, o ponto mais alto das festividades
religiosas é a festa dedicada à padroeira dos emigrantes loricenses, Nª.
Srª. da Guia, que se realiza todos os anos, no primeiro Domingo
de Agosto. No segundo Domingo, tem lugar a festa em honra de Nª. Srª. da
Ajuda, no Fontão de Loriga.

Breve história

Fundada originalmente no alto de uma colina entre ribeiras onde hoje
existe o centro histórico da vila. O local foi escolhido há mais de dois
mil e seiscentos anos devido à facilidade de defesa (uma colina entre
ribeiras), à abundância de água e de pastos, bem como ao facto de a as
terras mais baixas providenciarem alguma caça e condições mínimas para a
prática da agricultura. Desta forma
estavam garantidas as condições mínimas de sobrevivência para uma
população e povoação com alguma importância.

O nome veio da localização estratégica da povoação, do seu protagonismo
e dos seus habitantes nos Hermínios (actual Serra da Estrela) na
resistência lusitana, o que levou os
romanos a porem-lhe o nome de Lorica (antiga couraça guerreira), de que
derivou Loriga, palavra que tem o mesmo significado. Os Hermínios eram o
coração e a maior fortaleza da
Lusitânia. É um facto que os romanos lhe deram o nome de Lorica, e deste
nome derivou Loriga (derivação iniciada pelos Visigodos) e que tem o
mesmo significado.

É um caso raro, em Portugal, de um nome bi-milenar,e a Lorica é a peça
principal do brasão da vila.O brasão antigo da vila era constituído por
uma couraça em prata e uma estrela com sete pontas em ouro,sendo que o
escudo era de azul celeste.

Situada na parte Sudoeste da Serra da Estrela, a sua beleza paisagística
é o principal atractivo de referência. Os socalcos e sua complexa rede
de irrigação são um dos grandes ex-libris de Loriga, uma obra gigantesca
construída pelos loricenses ao longo de muitas centenas de anos e
que transformou um vale belo mas rochoso num vale fértil. É uma obra que
ainda hoje marca a paisagem do belíssimo Vale de Loriga,fazendo parte do
património histórico da vila e é
demonstrativa do génio dos seus habitantes.

Em termos de património histórico, destacam-se também a ponte e a
estrada romanas (século I a.C.), uma sepultura antropomórfica (século VI
a.C.), a Igreja Matriz (século XIII,reconstruída), o Pelourinho (século
XIII,reconstruído), o Bairro de São Ginês (São Gens) com origem anterior
à chegada dos romanos e a Rua de Viriato. A Rua da Oliveira, pela sua
peculiaridade, situada na área mais antiga do centro histórico da
vila,recorda algumas das características urbanas da época medieval. A
estrada romana e uma das duas pontes (a outra ruiu no século XVI após
uma grande cheia na
Ribeira de S. Bento), com as quais os romanos ligaram Lorica, na
Lusitânia, ao restante império, merecem destaque.

A tradição local e
diversos antigos documentos apontam Loriga como berço de Viriato, e no
início do século XX existiu mesmo um movimento loricense para lhe erigir
um estátua na vila, o que não chegou a
concretizar-se.O documento mais famoso,embora não
seja o mais antigo, que fala de Loriga como sendo terra-natal de
Viriato, é o livro manuscrito História da Lusitânia, escrito pelo Bispo
Mor do Reino em 1580.A actual Rua de Viriato,na parte mais antiga do
centro histórico da vila, já tinha esse nome no século XII.

O Bairro de São Ginês (S.Gens) é um ex-libris de Loriga e nele
destaca-se a capela de Nossa Senhora do Carmo, construída no local de
uma antiga ermida visigótica precisamente dedicada àquele santo ao qual
os loricenses passaram a chamar S.Ginês, talvêz por este nome ser mais
fácil de pronunciar (aliás não existe nenhum santo com o nome de Ginês).
Quando os romanos chegaram, a povoação estava dividida em dois núcleos.
O maior, mais antigo e principal, situava-se na área onde hoje existem a
Igreja Matriz e parte da Rua de Viriato e estava fortificado com
muralhas e paliçada. No local do actual Bairro de S.Ginês existiam já
algumas habitações encostadas ao promontório rochoso,
em cima do qual os Visigodos construíram mais
tarde uma ermida dedicada àquele santo.

Loriga era uma paróquia pertencente à Vigariaria do Padroado Real e a
Igreja Matriz foi mandada construir em 1233 pelo rei D. Sancho II. Esta
igreja, cujo orago era já o de Santa Maria Maior e que se mantém, foi
construída no local de outro antigo e pequeno templo, do qual foi
aproveitada uma pedra com inscrições visigóticas, que está colocada na
porta lateral virada para o adro. De estilo românico, com três naves, e
traça exterior lembrando a Sé Velha de Coimbra, esta igreja foi
destruída pelo sismo de 1755, dela restando apenas partes das paredes

O sismo de 1755 provocou enormes estragos na vila, tendo arruinado
também a residência paroquial e aberto algumas fendas nas robustas e
espessas paredes do edifício da Câmara Municipal construído no século
XIII. Um emissário do Marquês de Pombal esteve em Loriga a avaliar os
estragos mas, ao contrário do que aconteceu com a Covilhã (outra
localidade serrana muito afectada),não chegou do governo de Lisboa
qualquer auxílio.

Loriga é uma vila industrial (têxtil) desde o início do século XIX.
Chegou a ser uma das localidades mais industrializadas da Beira
Interior, e a actual sede de concelho só conseguiu suplantá-la quase em
meados do
século XX. Tempos houve em que só a Covilhã ultrapassava Loriga no
número de empresas. Nomes de empresas, tais como: Regato, Redondinha,
Fonte dos Amores, Tapadas, Fândega, Leitão & Irmãos,Augusto Luis Mendes,
Lamas, Nunes Brito, Moura Cabral, Lorimalhas, etc,fazem parte da rica
história industrial desta vila. A principal e maior avenida de Loriga
tem o nome de Augusto Luís Mendes, o mais destacado dos antigos
industriais loricenses. Apesar de, por exemplo, do maus acessos que se
resumiam à velhinha estrada romana de Lorica, com dois mil anos, o
facto é que os loriguenses transformaram Loriga
numa vila industrial progressiva, o que confirma o seu génio.

Mas, Loriga acabou por ser derrotada por um
inimigo político e administrativo, local e nacional, contra o qual teve
que lutar desde o século XIX.
A história da vila de Loriga é, aliás, um exemplo das consequências que
os confrontos de uma guerra civil podem ter no futuro de uma localidade
e de uma região.

Loriga tinha a categoria de sede de concelho desde o século XII, tendo
recebido forais em 1136 ( João Rhânia, senhorio das Terras de Loriga
durante cerca de duas décadas, no reinado de D.Afonso Henriques ), 1249
( D.Afonso III ), 1474 ( D.Afonso V ) e 1514 ( D.Manuel I ), mas, por
ter apoiado os chamados Absolutistas contra os Liberais na guerra civil
portuguesa,teve o castigo de deixar de ser sede de concelho em
1855. A conspiração movida por desejos
expansionistas da localidade que beneficiou com o facto, precipitou os
acontecimentos. Tratou-se de um grave erro político e administrativo;
foi, no mínimo, um caso de injusta vingança política, numa época em que
não existia democracia e reinavam o compadrio e a corrupção e assim,
começou o declínio de toda a região de Loriga (antigo concelho de Loriga).

A área onde existem as actuais freguesias de Alvoco da Serra, Cabeça,
Sazes da Beira, Teixeira, Valezim,Vide, e as mais de trinta povoações
anexas, pertenceu ao Município Loricense. A vila de Loriga situa-se a
vinte quilómetros da actual sede de concelho e
algumas freguesias da sua região, situam-se a uma
distância muito maior.

Brasões da AFSE

A Região de Loriga, área do antigo Município Loricense, constitui também
a Associação de Freguesias da Serra da Estrela, com sede na vila de
Loriga.Loriga e a sua região possuem enormes potencialidades turísticas
e as únicas pistas e estância de esqui existentes em Portugal estão
localizadas na área da freguesia da vila de
Se nada de verdadeiramente eficaz for feito, começando pela vila de
Loriga,esta região estará desertificada dentro de poucas décadas, o que,
tal como em relação a outras relevantes terras históricas do interior do
país, será com certeza considerado como uma vergonha nacional.
Confirmaria também a óbvia existência de
graves e sucessivos erros nas políticas de coesão, administração e
ordenamento do território. Para evitar tal situação, vergonhosa para o
país, é necessário no mínimo por em prática o que já é reconhecido no papel:
desenvolver a vila de Loriga, pólo e centro da região.

A rua da Oliveira é uma rua situada no centro histórico da vila. A sua
escadaria tem cerca de 100 degraus em granito, o que lhe dá
características peculiares. Esta rua recorda muitas das características
urbanas medievais do centro histórico da vila de Loriga.

O bairro de São Ginês é um bairro do centro histórico de Loriga cujas
caracteristicas o tornam num dos bairros mais conhecidos e típicos da
vila. As melhores festas de São João eram feitas aqui. Curioso é o facto
de este bairro do centro histórico da vila dever o nome a São Gens, um
santo de origem céltica matirizado em Arles, na Gália, no tempo do
imperador Diocleciano, orago de uma ermida visigótica situada na área.
Com o passar dos séculos os loricenses mudaram o nome do santo para
S.Ginês,talvêz por ser mais fácil de pronunciar. Este núcleo da
povoação, que já esteve separado do principal e mais antigo, situado
mais abaixo, é anterior à chegada dos romanos.

Loriga celebrou acordo de geminação com:
A vila, actual cidade de Sacavém, no concelho de Loures, em 1 de Junho
de 1996.

Logotipo da JFL 2011 012_0004Logotipo da JFL e brasão 2

VIAS ROMANAS EM PORTUGAL – Vestígios Romanos Georeferenciados em Loriga

O nome Lorica aparece como sendo da época romana num documento medieval
visigótico com referências à zona. Foi aliás na época visigótica que
a “versão” Loriga começou a substituir o nome latino Lorica que vinha da época
romana, mas o nome original dado pelos romanos só caiu totalmente em
desuso durante a primeira metade do século XIII.

Depois, aparece novamente em documentos dos séculos X, XI, XII e XIII,
principalmente em documentos do século XII, inclusive quando se fala de
limites territoriais, onde até a actual Portela do Arão é referida como
Portela de Lorica, começando mais tarde a ser referida como Portela de
Aran, depois de Aarão, e finalmente do Arão.

A estrada romana de Lorica era uma espécie de estrada estratégica,
Destinada a ajudar a controlar os Montes Herminius onde, como se sabe, viviam tribos
lusitanas muito aguerridas. Esta estrada ligava entre si duas grandes vias
transversais, a que ligava Conimbriga, a norte, e a que ligava Iaegitania,
a sul. Não se sabe quais os locais exactos dos cruzamentos, mas tudo indica que a
norte seria algures perto de Ballatucelum, a actual Bobadela.
Quanto aos vestígios da calçada romana original, eles podem encontrar-se
Na área das Calçadas, onde estiveram na origem deste nome, e dispersos em
pequenos vestígios até à zona da Portela do Arão, tratando-se da mesma

A título de curiosidade, informa-se que a estrada romana foi utilizada desde
que foi construída, provalvelmente por volta de finais do século I antes
de Cristo, até à década de trinta do século XX quando entrou em
funcionamento a actual EN231. Sem a estrada romana teria sido impossível o já por si
grande feito de Loriga se tornar um dos maiores pólos industriais têxteis da
Beira Interior durante o século XIX.

– Factos comprovados: Lorica era o antigo nome de Loriga, existiram duas
pontes romanas, uma delas ainda existe, e a outra, construída sobre a
Ribeira de S.Bento, ruiu no século XVI, e ambas faziam parte da estrada
romana que ligava a povoação ao restante império romano.
A ponte romana que ruiu estava situada a poucas dezenas de metros a
Jusante da actual ponte, também construída em pedra mas datada de finais do
Século XIX.

A antiga estrada romana descia pela actual Rua do Porto, subia pela
actual Rua do Vinhô, apanhava parte da actual Rua de Viriato passando
ao lado da povoação então existente, subia pelas actuais ruas Gago
Coutinho e Sacadura Cabral, passava na actual Avenida Augusto Luis Mendes, na área
conhecida por Carreira, seguindo pela actual Rua do Teixeiro em
direcção à ponte romana sobre a Ribeira de Loriga.

Entre a capela de S.Sebastião e o cemitério, existia um troço de
Calçada romana bem conservada que não deixava dúvidas a ninguém sobre a sua
verdadeira origem, mas infelizmente uma parte foi destruída e a
restante soterrada quando fizeram a estrada entre a Rua do Porto e o cemitério.
O património histórico nunca foi estimado em Loriga…

Numa zona propositadamente conhecida por Calçadas, já afastada da
vila, ainda existem vestígios bem conservados do primitivo pavimento da
estrada romana.


  • [ Por António Conde ]

Brasão de Loriga – Coat of arms

Brasão da vila de Loriga id 1

Heráldica Loriguense

Resumo do significado do brasão

Brasão: Escudo de azul escuro, uma Lorica em vermelho realçada de prata,entre
duas rodas hidráulicas a negro e realçadas de branco; Em chefe
uma estrela de ouro, e na base dois montes .
Coroa mural de prata de quatro torres. Listel de prata,com a legenda a

Bandeira da vila de Loriga 2a

Bandeira da vila de Loriga – Flag

Bandeira: Esquartelada a azul e branco. Cordão e borlas de ouro. Haste
e lança de ouro. O azul e o branco representam o céu, as àguas límpidas,
a neve, a beleza, a pureza e as cores do início da

nacionalidade portuguesa.

Selo: Redondo, contendo no seu interior os mesmos símbolos do brasão, e
com a legenda: «Junta de Freguesia de Loriga»

Principal simbologia: Como peça central a Lorica,antiga couraça
guerreira, origem do nome multimilenar, lembra as origens remotas da
povoação e a história antiga da vila.
As duas rodas hidráulicas simbolizam a duas vêzes centenária
indústria loriguense, criada com o engenho das gentes de Loriga e que
fizeram a vila destacar-se ainda mais na região. Eram as rodas
hidráulicas que moviam as primitivas fábricas instaladas ao longo
das duas ribeiras que banham a vila. Esses abundantes recursos
hídricos foram em tempos mais remotos aproveitados também para mover
A estrela de ouro simboliza a Serra da Estrela. Pode também
simbolizar a vila como uma estrela dentro da Estrela, e o ponto de
referência dos inúmeros emigrantes loricenses espalhados pelo mundo.
Os montes na base simbolizam os belos e verdejantes montes que
ladeiam o belíssimo Vale de Loriga e a sua espectacular Garganta de
Loriga, uma alusão à bela e sigular paisagem.

Para saberem mais sobre esta vila bela e histórica,visitem os melhores e
mais visitados sites sobre Loriga, e outros sites cujos links se seguem.

Logotipo da JFL 2012 000Logotipo da JFL e brasão


Logotipo da JFL 2011 012_0004

PDF – Extratos da obra de António Conde, “História concisa da vila de Loriga – Das origens à extinção do município” / PDF Excerpts from the work of António Conde, “Concise History of the town of Loriga – From the Origins to the extinction of the municipality”




PDF – Lorica_Lusitania_Loriga_Portugal – 1








PDF – História concisa de Loriga por António Conde no site da Junta de Freguesia de Loriga

PDF – Loriga – Wikipédia, a enciclopédia livre – Artigo criado por António Conde

Logotipo da JFL 2012 000

Os melhores sites sobre a terra-natal de Viriato / The best sites about the land of Viriathus




LORIGA – TERRA DE VIRIATO – Viriathus was born in Loriga




LORIGA E SACAVÉM – Localidades geminadas











HISTÓRIA CONCISA DE LORIGA por António Conde, no site da Junta de Freguesia de Loriga


Os melhores vídeos sobre a terra-natal de Viriato / The best videos about the land of Viriathus






Land of Viriathus



Brasões_de_Loriga_e_Sacavém_localidades_geminadas 1Brasões da AFSE 1

Loriga is an ancient, beautiful and historic small portuguese town, located in the Serra da Estrela mountains.
Known as Lobriga by the Lusitanians and Lorica by the Romans, it is more than 2600 years old.
Notable people from Loriga include Viriathus ( known as Viriato in Portuguese ), a famous Lusitanian leader and portuguese national hero.
Loriga as enormous touristics potentialities and they are the only ski resort and ski trails existing in Portugal ( Loriga is the Lusian Capital and the capital of the snow in Portugal ).

Loriga is a small town in Portugal located in Guarda District.
Loriga is 20 km away from the village of Seia, 40 km away from Viseu, 80 km away
from Guarda and 320 km from Lisbon. It is nestled in the Serra da Estrela
mountain range. The population is 1,367 (2005 estimate).
It is known as the “Portuguese Switzerland” due to its landscape: a small town
surrounded by mountains.
Known to be settled by the Lusitanians, the town is more than 2600 years old and
was part of the Roman province of Lusitania. It was known as Lobriga by the
Lusitanians and Lorica by the Romans.
Loriga became a textile manufacturing center in the begin-19th century. While that
industry has since dissipated, today the town attracts a sizable tourist trade
due to its picturesque scenery and vicinity to the Vodafone Ski Resort, the only
ski center in Portugal, totally inside the town limits.

( By António Conde )



Cartaz de Loriga 11Cartaz de Loriga 12

Publicado em Sem categoria